🚨 Brasiléia Epitaciolândia decretam situação de emergência em razão de cheia do Rio Acre e igarapés

Destaque

🚨 Brasiléia Epitaciolândia decretam situação de emergência em razão de cheia do Rio Acre e igarapés

Prefeituras de Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, na regional do Alto Acre, assinaram decreto neste sábado (25). Cerca de 1.067 famílias foram atingidas pela cheia do Rio Acre e igarapés nos três municípios.

25/03/2023

Em razão da cheia do rio Acre, das enxurradas ocasionadas pelas fortes chuvas e pela consequente cheia dos igarapés da região, os municípios de Epitaciolândia, Assis Brasil e Brasiléia também decretaram, neste sábado (25), situação de emergência.

Na medição feita pela Defesa Civil de Rio Branco às 18h, o rio Acre está em 16,34 metros. O nível do Rio Acre subiu mais de 7 metros em poucas horas e segue em alta.

Rio Acre em Brasiléia transborda e já desabriga mais de 30 famílias no interior do Acre
Chuva que causou inundações em Rio Branco e afetou mais de 30 mil moradores foi evento extremo, diz pesquisador
Sobe para 32 mil o número de pessoas atingidas pela inundação do Rio Acre e de igarapés em Rio Branco
Somente em Epitaciolândia,

170 famílias foram atingidas pela enchente. O decreto foi assinado pelo prefeito do município, Sérgio Lopes, e autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para o combate à crise ocasionada pelas enxurradas. A validade do decreto é de 30 dias.

“Ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres,

desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos contratos”, complementa o decreto.
O gestor comentou ainda que a situação está sob controle no município e que estão prestando assistência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *